top of page
  • Foto do escritorSpiCom8

REQUENA Importadora - branding


A importadora Requena procurou a #spicom8 quando passava por problemas de portfólio de marcas administradas pela empresa. Eram várias importadas e devido aos contratos não tão bem elaborados não tinham exclusividade. Eram corriqueiros os prejuízos por ações feitas em determinada marca por perder exclusividade no exportador, assim todo o investimento em marketing acabava indo para a lata de lixo, ou melhor, para o novo importador sem ele ter investido um centavo. A logomarca era antiga, defasada e não passava os valores da empresa.




SOLUÇÃO Sugerimos criar a "marca própria" Requena, assim evitaríamos que importadores mais agressivos adquirissem qualquer marca que haviam investido em abrir mercado. Com a marca própria Requena, desenvolvimento de linha, rótulos e embalagens, a única negociação com os vários exportadores distribuídos pelo mundo era de colocar a marca e as artes dos rótulos em seus produtos.




A logomarca ganhou um "Q" imenso que transmitia a "qualidade" dos produtos e a ideia era que esse "Q" no futuro fosse a própria marca, como a Nike, Starbucks são conhecidas hoje. Também criamos um selo de qualidade com um coração com o slogan: Bom para a Família.





Afinal, os produtos Requena são ingredientes selecionados e de alta qualidade para as receitas da família. O preto e dourado presente em todas as embalagens também passam essa imagem de tradição, qualidade e premium.





Outra coisa que nenhum concorrente trazia na época era a origem do produto em destaque - colocamos a bandeirinha do pais produtor. Outro pioneirismo foi destacar as porcentagens de sal, açúcar, gorduras, etc nas embalagens para comunicar às pessoas com problemas de saúde ou alérgicas.

Sugerimos também a crição de uma 2ª marca, a Doña Antonia, que seria a marca de combate com preços mais populares, mas essa marca nunca foi lançada:





Desenvolvemos pontos de contato com os targets como:

Site




Broadsides e material de ponto de venda para destacar os produtos nas gôndolas:


E ações de degustação:



RESULTADO Sucesso imediato, acréscimo no faturamento em 80% e share. E claro, acabaram os problemas de investimento em marketing perdidos por marcas espanholas que migravam de importadores brasileiros que pagassem mais.

Depois de 6 anos de mercado a empresa foi comprada pela Espabra e, infelizmente, a marca Requena descontinuada.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp.gif
bottom of page