Requena
A marca própria.
Cliente: Requena Importadora
Objetivo: Solução para a frequente troca de marcas importadas por falta de fidelidade dos exportadores estrangeiros, oscilação do dólar e queda do faturamento.
Onde: Brasil.
Como: Pesquisa com os stakeholders para entender o cenário e fazer ajustes no modelo de negócios. Branding com redesign da marca para sofisticá-la e atingir classes A e B. Estratégia de marca própria com Design de Embalagens para eliminar problema de exportadores. Reposicionamento para premium e Estratégia de Negócio.
Resultado: 1º ano aumento em 80% no faturamento.
A importadora Requena procurou a #spicom8 quando passava por problemas de portfólio de marcas administradas pela empresa. Eram várias importadas e não tinham exclusividade. Eram corriqueiros os prejuízos por ações feitas em determinada marca por perder exclusividade no exportador, assim todo o investimento em marketing acabava indo para a lata de lixo, ou melhor, para o novo importador sem ele ter investido um centavo. A logomarca era antiga, defasada e não passava os valores da empresa.
Sugerimos criar a marca própria Requena, assim evitaríamos que importadores mais agressivos adquirissem qualquer marca que haviam investido em abrir mercado. Com a própria marca a única negociação com os vários exportadores pelo mundo era de rotular Requena em seus produtos.
A logomarca ganhou um "Q" imenso que reforça visualmente a qualidade dos produtos, e a ideia era que esse "pictograma" evoluísse para o logo, como a Nike, Starbucks são conhecidas hoje. Também criamos um selo de qualidade com um coração com o slogan: Bom para a Família. Afinal, os produtos Requena são ingredientes selecionados e de alta qualidade para as receitas da família. O preto e dourado presente em todas as embalagens também passam essa imagem de tradição, qualidade e premium.
Outra coisa que nenhum concorrente trazia à época era a origem do produto em destaque - colocamos a bandeirinha do pais produtor. Outro pioneirismo foi destacar as porcentagens de sal, açúcar, gorduras, etc nas embalagens para comunicar às pessoas com problemas de saúde ou alérgicas, antes mesmo da legislação obrigar.
Sugerimos também a crição de uma 2ª marca, Doña Antonia, que seria a marca de combate com preços mais populares, mas essa marca nunca foi lançada.
RESULTADO - Sucesso imediato, acréscimo no faturamento em 80% e share. E claro, acabaram os problemas de investimento em marketing perdidos por marcas espanholas que migravam para importadores brasileiros que oferecessem mais vantagens comerciais.
Depois de 6 anos de mercado a empresa foi comprada pela Espabra e, infelizmente, a marca Requena descontinuada.
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